Você tem acima de 40 anos e apresenta sintomas como diminuição da libido, diminuição da capacidade de ereção, ausência de ereções matinais, dificuldade de concentração, insônia? Você pode estar na Andropausa!
A andropausa é uma condição fisiológica natural, característica de pacientes do sexo masculino, entre 40 e 55 anos de idade, onde ocorre a diminuição na produção de hormônios masculinos, como a testosterona.
Conforme os anos passam, o homem produz cada vez menos hormônio, porém nem todos vão apresentar os sintomas da andropausa.
Os principais sintomas são:
- Redução ou mesmo perda da libido;
- Diminuição da capacidade de ereção ou disfunção erétil;
- Diminuição dos pelos corporais;
- Perda de massa óssea e muscular;
- Aumento da gordura corporal;
- Redução da força;
- Fadiga e Cansaço;
- •Problemas de memória e concentração;
- Insônia ou aumento de sono durante o dia;
- Tristeza;
- Depressão;
- Mudanças de humor.
A boa notícia é que você não precisa passar por isso sem tratamento, pois, com a Terapia de Reposição Testosterona (TRT), melhora muito o quadro, ameniza os sintomas e retoma a qualidade de vida.
A TRT pode ser realizada através de diferentes vias, como intramuscular, transdérmica ou até implantes hormonais, sendo que este último apresenta várias vantagens como comodidade de uso (duram cerca de 6 meses), liberação constante, evitando picos e vales (menos oscilação de sintomas e efeitos colaterais) e maior eficácia (menor dosagem com maior absorção).
Para iniciar a TRT devemos fazer uma avaliação detalhada e individualizada do caso, associando exames complementares e observando as possíveis contraindicações como histórico ou câncer de próstata ou mama em atividade.
Aliado à TRH, é importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física regular, elaboração de um plano alimentar específico, suplementação nutricional e acompanhamento psicológico, quando necessário.
Se você está passando por essa fase e deseja melhorar sua qualidade de vida.