Você tem acima de 40 anos e apresenta sintomas como diminuição da libido, diminuição da capacidade de ereção, ausência de ereções matinais, dificuldade de concentração, insônia? Você pode estar na Andropausa!

A andropausa é uma condição fisiológica natural, característica de pacientes do sexo masculino, entre 40 e 55 anos de idade, onde ocorre a diminuição na produção de hormônios masculinos, como a testosterona.

Conforme os anos passam, o homem produz cada vez menos hormônio, porém nem todos vão apresentar os sintomas da andropausa.

Os principais sintomas são:

• Redução ou mesmo perda da libido;
  • Diminuição da capacidade de ereção ou disfunção erétil;
  • Diminuição dos pelos corporais;
  • Perda de massa óssea e muscular;
  • Aumento da gordura corporal;
  • Redução da força;
  • Fadiga e Cansaço;
  • •Problemas de memória e concentração;
  • Insônia ou aumento de sono durante o dia;
  • Tristeza;
  • Depressão;
  • Mudanças de humor.

A boa notícia é que você não precisa passar por isso sem tratamento, pois, com a Terapia de Reposição Testosterona (TRT), melhora muito o quadro, ameniza os sintomas e retoma a qualidade de vida.

A TRT pode ser realizada através de diferentes vias, como intramuscular, transdérmica ou até implantes hormonais, sendo que este último apresenta várias vantagens como comodidade de uso (duram cerca de 6 meses), liberação constante, evitando picos e vales (menos oscilação de sintomas e efeitos colaterais) e maior eficácia (menor dosagem com maior absorção).

Para iniciar a TRT devemos fazer uma avaliação detalhada e individualizada do caso, associando exames complementares e observando as possíveis contraindicações como histórico ou câncer de próstata ou mama em atividade.

Aliado à TRH, é importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física regular, elaboração de um plano alimentar específico, suplementação nutricional e acompanhamento psicológico, quando necessário.

Se você está passando por essa fase e deseja melhorar sua qualidade de vida.

Agende agora uma consulta para avaliação.