Você acredita que tem dificuldade para emagrecer?
Eu também acreditava.
Você já fez todo tipo de dieta e não consegue manter seu peso depois?
Eu também já passei por isso.
Você já conseguiu perder peso e depois engordou tudo novamente e mais um pouco no conhecido efeito sanfona?
Eu também já vivi muito isso.
Você come pouco e não consegue emagrecer?
Desde a época de adulto jovem, lutei contra a obesidade, passando por todos esses questionamentos acima e, há 2 anos, iniciei minha jornada, vencendo essa batalha diariamente.
A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2. Quando o IMC está entre 25 e 29,9 consideramos sobrepeso. Estima-se que cerca de 50% da população Brasileira sofre com o excesso de peso (sobrepeso) e cerca de 20% com a obesidade.
A obesidade é um fator de risco para desenvolver problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, acidente vascular cerebral e pode estar associada ao surgimento de alguns tipos de câncer, além de mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
Para o tratamento da obesidade com emagrecimento saudável e, principalmente, sustentável, é preciso adoção de medidas eficazes na mudança de estilo de vida, como a prática de atividade física regular, abandono de rotinas antigas e criação de novas, montagem de um plano alimentar, através de uma dieta flexível e reprodutível para cada paciente, respeitando as individualidades.
As terapias medicamentosas e até as cirúrgicas (gastroplastia, balão intragástrico) podem e devem ser utilizadas, individualizando caso a caso, porém devemos sempre encará-las como uma FERRAMENTA facilitadora na adesão da mudança do estilo de vida e que, em algum momento, ela terá que sair e você deverá que estar pronto para seguir sem ela.
É fundamental a força de vontade para emagrecer e não querer ser emagrecido, estipular novas prioridades, ter constância, se preocupar com todo o processo do emagrecimento e entender que ele não é retilíneo, onde teremos períodos de maiores e menores perdas.
O apoio de uma equipe multidisciplinar especializada, composta por nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, é importante para o sucesso nessa jornada e estamos aqui para te ajudar e mostrar que você pode e vai vencer.
“As terapias medicamentosas e/ou cirúrgicas são as rodinhas para te ensinar a andar de bicicleta e o nosso papel é te ensinar a pedalar.”