Você tem acima de 40 anos e apresenta sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor (fogachos), irritabilidade ou labilidade de humor, diminuição de libido? Você pode estar no climatério.

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, climatério e menopausa são situações distintas.

O Climatério corresponde ao período de transição, em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva. Esse período é caracterizado pela diminuição progressiva da produção hormonal pelos ovários, acarretando o início dos sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor, diminuição da libido, porém a mulher ainda apresenta menstruação.

Já a Menopausa é um marco clínico caracterizado pela ausência completa da menstruação, por pelo menos 12 meses consecutivos.

Os sintomas do climatério podem começar a surgir entre os 40 e os 45 anos de idade e podem durar por anos.

Os principais sintomas são:

• Ondas de calor repentinas (fogachos);
  • Diminuição do apetite sexual e libido;
  • Irregularidade menstrual;
  • Insônia, má qualidade de sono e suores noturnos;
  • Ressecamento vaginal;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Aumento de peso e gordura abdominal;
  • Perda de elasticidade da pele;
  • Irritabilidade ou labilidade de humor;
  • Dor de cabeça e falta de concentração;
  • Incontinência urinária ao esforço.

A boa notícia é que você não precisa passar por isso sem tratamento, pois, com a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), melhora muito o quadro, ameniza os sintomas e retoma a qualidade de vida.

A TRH pode ser realizada através de diferentes vias como oral, transdérmica ou até implantes hormonais, sendo que este último apresenta várias vantagens, como comodidade de uso (duram cerca de 6 meses), liberação constante evitando picos e vales (menos oscilação de sintomas e efeitos colaterais) e maior eficácia (menor dosagem com maior absorção).

Para iniciar a TRH devemos fazer uma avaliação detalhada e individualizada do caso, associando exames complementares e observando as possíveis contraindicações como histórico ou câncer em atividade, trombose prévia, coronariopatia grave, sangramento uterino de origem desconhecida, doença hepática aguda, entre outras.

Aliado à TRH, é importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física regular, elaboração de um plano alimentar específico, suplementação nutricional e acompanhamento psicológico, quando necessário.

Se você está passando por essa fase e deseja melhorar sua qualidade de vida.

Agende agora uma consulta para avaliação.