O que é a videohisteroscopia?

A vídeohisteroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite visualizar o canal cervical e a cavidade do útero, através da técnica de endoscopia, utilizando uma microcâmera e um instrumento chamado histeroscópio, que é inserido pelo orifício do colo uterino, por via vaginal, não sendo necessário nenhum tipo de corte ou incisão.

Durante a realização do exame pode ser realizado biópsia, que consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido encaminhado para o laboratório, para análise de suas alterações.

A vídeohisteroscopia é um exame ou uma cirurgia?

Podemos utilizar a vídeohisteroscopia tanto para um exame diagnóstico como para um procedimento cirúrgico e tratamento de patologias, sendo dividido da seguinte forma:

1. Vídeohisteroscopia diagnóstica

a. Neste caso estamos falando de um exame, cujo objetivo principal é avaliar uma possível alteração no canal cervical, cavidade uterina ou endométrio e auxiliar o médico em um diagnóstico.
b. O exame dura em torno de 5 a 10 minutos
c. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado em nível ambulatorial, não sendo necessária anestesia e tolerado pela grande maioria das pacientes. Em casos específicos, podemos realizar o procedimento sob sedação venosa pelo anestesiologista.
d. Pode ou não ser realizada biópsia durante o procedimento, dependendo da história clínica, indicação e principalmente do que for visualizado no exame.

2. Vídeohisteroscopia cirúrgica

Como o próprio nome já diz este é um procedimento cirúrgico capaz de tratar alterações da cavidade uterina ou canal cervical, como a retirada de pólipos, miomas, sinéquias, entre outros;

a. O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos;
b. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado em nível hospitalar, sob sedação venosa pelo anestesiologista, pois utilizamos instrumentos mais calibrosos e demora mais tempo que o exame. Em casos específicos, como, por exemplo, pequenos pólipos, podemos realizar o procedimento em nível ambulatorial, porém, para isso, precisamos fazer uma seleção criteriosa do caso;
c. Sempre é realizada biópsia de todo o material retirado.

Vou sentir dor realizando a vídeohisteroscopia?

O exame pode acarretar um desconforto, tipo uma cólica menstrual, principalmente quando passamos pelo orifício interno do colo uterino, sendo tolerável pela grande maioria das pacientes, principalmente quando realizamos o exame com a ótica mais fina possível, normalmente a que utilizo.

É importante, durante o exame, deixar a paciente à vontade, conversando e explicando, passo a passo, o momento do exame e, ao primeiro sinal de maior desconforto, interrompemos o exame.

Em casos específicos, como nas pacientes com muito tempo pós-menopausa ou que passaram por alguma cirurgia no colo uterino, existe uma tendência de o exame ser mais desconfortável, devido uma estenose no colo do útero (colo estar mais fechado), trazendo uma dificuldade maior para passagem do histeroscópio.

As principais indicações da vídeohisteroscopia são:

  • Sangramento uterino anormal;
  • Pólipos;
  • Miomas;
  • Investigação de infertilidade;
  • Espessamento endometrial;
  • Sangramento pós-menopausa.

A vídeohisteroscopia pode ser utilizada para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), hormonal ou não hormonal, de forma mais segura, pois conseguimos visualizar, no mesmo momento da inserção, o posicionamento do dispositivo, sendo, inclusive, possível “ajustar” na melhor posição dentro do útero, além de minimizar o risco de perfuração uterina.

Aonde o exame é realizado?

Realizo os exames de vídeohisteroscopia diagnóstica nas minhas 2 clinicas, sendo uma na Tijuca e outra em Ipanema.

Na Tijuca, realizo apenas exames sem sedação; já, em Ipanema, realizo sem sedação e também com sedação.

As vídeohisteroscopias cirúrgicas, como, por exemplo, para retirada de pólipos e miomas, são realizadas em nível hospitalar no Hospital Rios D´or, em Jacarepaguá, onde tenho uma estrutura montada e materiais necessários para o procedimento.

Posso realizar o exame com anestesia?

Sim!!! O exame de vídeohisteroscopia pode ser realizado sob sedação venosa, inclusive em nível ambulatorial, pelo anestesiologista.

Na minha clínica de Ipanema, realizo o exame sob sedação, com toda a praticidade, conforto e segurança. Equipada com monitores, desfibriladores e todos requisitos para a realização segura do exame, além de contar com uma sala de recuperação pós-procedimento, onde você irá lanchar e aguardar a liberação, após reavaliação médica e anestésica.

Para o exame com sedação, é obrigatória a presença de um acompanhante e preparo prévio que será passado no momento da confirmação do agendamento do exame.

Consigo realizar o exame pelo convênio?

Realizamos os exames através do sistema de reembolso assistido, onde você realiza o tipo de custo e nossa equipe financeira faz todo o processo do reembolso. O pagamento à clínica será relativo ao valor que receber e após receber o reembolso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME

Procure sempre um profissional capacitado e especializado para a realização do seu procedimento.