Os Implantes são pequenos cilindros sólidos e estéreis, que medem cerca de 3 a 5mm, implantados por baixo da pele na região glútea, levando à liberação das substâncias ativas de forma constante, evitando picos, com menor risco de efeitos colaterais e melhor biodisponibilidade e menores doses ao longo de um período estendido. É um procedimento realizado em consultório, com anestesia local e indolor.

Tipos de Implantes Hormonais

• Implantes não absorvíveis – duram em média 12 meses, possuem um custo maior e precisam ser retirados;
  • Implantes absorvíveis – duram em média 6 meses, possuem um menor custo e não precisam ser retirados. São também chamados de Pellets.

Principais vantagens dos implantes hormonais

• Comodidade de uso (tem duração de 6 a 12 meses);
  • Liberação constante (menos oscilação de sintomas e efeitos colaterais);
  • Maior eficácia (menor dosagem com maior absorção).

Os implantes hormonais consistem em opções de tratamento de patologias ginecológicas, como a endometriose, adenomiose, tensão pré-menstrual (TPM), miomas, reposição hormonal no climatério/menopausa ou ainda pode ser indicado como método anticoncepcional. Também há indicações para homens, que estejam na andropausa e apresentem baixa testosterona como Terapia de Reposição de Testosterona (TRT).

Além do tratamento das patologias e redução dos sintomas, os implantes têm. como benefício secundário. a melhora da disposição física, melhora da libido, melhora da composição corporal com o ganho de massa magra e redução de gordura e celulite, diminuição/cessação da menstruação, fim das cólicas, das dores pélvicas e da tensão pré-menstrual (TPM).

Além de hormônios, esses implantes também podem conter medicações ou vitaminas na sua composição.

Alguns implantes hormonais absorvíveis disponíveis:
  • Estradiol;
  • Estriol;
  • Gestrinona;
  • Testosterona;
  • Oxandrolona;
  • Vitamina D;
  • NADH;
  • Tadalafil;
  • Anastrosol.
Indicações para uso de implantes hormonais:
  • Endometriose
  • Adenomiose;
  • Miomas;
  • Reposição Hormonal no Climatério/Menopausa (TRH);
  • Tensão pré-menstrual grave (TPM);
  • Terapia de Reposição Testosterona (TRT) na andropausa.

Vale ressaltar que nem toda paciente pode ou tem indicação de reposição hormonal. Para essa avaliação, é fundamental uma consulta médica individualizando o caso com anamnese detalhada, identificando as queixas, patologias pregressas, condições clínicas, exames complementares, indicações e contraindicações para utilização do hormônio, além de acompanhamento periódico.

QUERO AGENDAR UMA AVALIAÇÃO